Na noite desta terça-feira (4/7), trabalhadores do Camelódromo do Eldorado puderam ver um sonho começar a se tornar realidade. A Prefeitura de Contagem apresentou a todos o projeto arquitetônico do novo centro comercial, inserido pela atual gestão no plano de revitalização da área, que vai abrigar o Espaço Popular do Eldorado. A conquista é fruto do diálogo, uma marca forte da gestão do município.
Após ouvir os feirantes e a comunidade do Eldorado, de forma coletiva e democrática, o Camelódromo, um dos mais tradicionais da cidade, será totalmente revitalizado, tornando-o mais moderno e atrativo. A prefeita Marília Campos refletiu sobre esta importante vitória de Contagem, que foi alcançada graças à parceria entre o poder público e a população, encerrando um período de incertezas e abrindo um novo tempo para a cidade.
“Só é possível conciliar, quando escutamos, quando temos compromisso com o diálogo e a história desta cidade. É por amar e respeitar muito Contagem e sua história, que a gente dialoga e constrói consensos. Vamos avançar muito no ano que vem para que, esta praça onde o Camelódromo está, seja linda e mais atrativa para todos os moradores e trabalhadores”, frisou.
Apresentação do projeto arquitetônico do Espaço Popular do Eldorado aos trabalhadores do Camelódromo - Fotos: Fábio Silva/PMC
Os esforços incansáveis do governo municipal em repensar o projeto até que ele estivesse alinhado às necessidades dos comerciantes e equilibrado com a proposta de criar um novo cartão postal para Contagem, que é o Espaço Popular do Eldorado, foi valorizada por Diane Mendonça, empreendedora no Camelódromo. “A garantia de permanecermos no nosso local de trabalho é uma vitória de todos. Agradeço à prefeita, que sempre nos atendeu com cuidado, nos ouviu com carinho; ao Zezé e à Regional Eldorado, toda a equipe de governo, sempre empenhada e dedicada em manter o Camelódromo vivo e encontrar uma solução”, disse.
Cláudia Mendes, que também é feirante no centro comercial e moradora do bairro Eldorado, se encantou com a apresentação do Camelódromo e o comparou ao Jardim do Éden, paraíso descrito no livro de Gênesis, da Bíblia Sagrada. “O projeto é muito bonito e interessante, é um Éden. Nós precisamos trabalhar, por isso torço para que tudo aconteça o mais breve possível. Deus abençoe este projeto e que ele traga bastante movimento para o Camelódromo”, ressaltou.
Imagem do projeto arquitetônico do novo Camelódromo
Democrático, o Camelódromo do Eldorado acolhe vários segmentos e profissionais, como é o caso de Kátia Regina Lemos, artista plástica atuante no local há 26 anos. Ela celebrou a confirmação, agora se materializando, de que o centro comercial será preservado no Espaço Popular. “Estou muito grata à administração da Prefeitura e espero que a justiça social seja feita. O projeto é belíssimo e será um convite real para que a cidade interaja com este espaço. Acredito que vai valorizar o nosso trabalho e todos vão sair ganhando. É um alívio para mim, saber que vamos permanecer, porque, como artista, a rua é meu lugar de trabalho”, agradeceu.
Espaço Popular do Eldorado
De acordo com o projeto, todos os 206 boxes existentes no Camelódromo serão mantidos no Espaço Popular, construídos em alvenaria, com dois pavimentos, agrupados de seis em seis, escada e elevador para acessibilidade. Haverá ainda área de convivência e arborização. A proposta vai valorizar e estimular o comércio, garantindo o sustento de todas as famílias ligadas à feira.
Imagem do projeto arquitetônico do novo Camelódromo
“O camelódromo está fazendo história, porque o que poucos acreditavam, mas todos sonhavam, está acontecendo. Isso se chama conquista, participação popular e diálogo de verdade”, definiu o administrador da Regional Eldorado, José Carlos Menezes.
Junto ao Camelódromo, o projeto arquitetônico apresentado mostrou também como ficarão, depois de prontas, as praças da Festa (entre as ruas Itália e Grécia) e da Paz (entre a rua Grécia e a rotatória da av. José Faria da Rocha), que compõem o Espaço Popular do Eldorado e já estão com obras em andamento. Os ambientes contarão com área de eventos, mirante, espelho d’água, anfiteatro, monumentos, playground acessível para crianças com deficiência, academia da cidade e paisagismo. Todo o complexo terá dispositivos de acessibilidade e vagas de estacionamento rotativo.
Imagem do projeto arquitetônico das praças da Festa e da Paz
Na sequência, o projeto executivo da praça Cívica, onde o camelódromo será construído, vai ser finalizado para que a licitação seja realizada. A expectativa é que as obras do novo centro comercial sejam feitas em 2024.
Imagem da praça Cívica, onde ficará o Camelódromo revitalizado
*Com colaboração da estagiária Daniella Avelar